Mercado Imobiliário

Mercado imobiliário: qual atitude tomar agora?

As guerras tiveram fim, as piores crises financeiras foram superadas, os momentos de baixa tiveram sua retomada. Com o que estamos vivendo hoje, não será diferente. Mais cedo ou mais tarde o mercado deverá reagir e as engrenagens voltarão a girar.

Você já parou pra pensar que quando tudo voltar ao normal, as decisões tomadas nesse período determinarão a sua permanência no mercado?

Com base nisso, acredito que esse seja o melhor momento para analisar toda a cadeia produtiva e alterar o que não está funcionando. É o momento de rever projetos, buscar alternativas e driblar o momento com paciência e muita inovação.

Esse é o momento de deixar o pessimismo de lado e se reinventar. Caso contrário, você não voltará fraco – apenas não voltará -.

Tenho a dizer que o mercado imobiliário voltará muito diferente dessa crise. As pessoas poderão mudar a sua forma de escolher uma casa ou um apartamento, com base na experiência que estão tendo hoje (e veja bem: ninguém vai parar de comprar imóveis, somente adiarão esse plano).

Outro aspecto importante é que os investidores mais cautelosos irão rever suas opções e investir em imóveis com maior força, baseado nas últimas experiências que tiveram em investimentos de renda fixa e variável. Até porquê, o preço dos imóveis cairá nesse período e será uma grande chance para quem quer investir.

Por isso, atentar-se a nova exigência consumerista será fundamental.

Nesse sentido, as construtoras, incorporadoras e loteadoras deverão buscar alternativas para diminuir o seu custo – inclusive de estruturação dos projetos em andamento – na tentativa de aumentar o lucro. Só assim haverá a possibilidade de se reerguer.

Os negócios imobiliários precisam se estruturar de forma diferente para conseguir reagir a essa crise. Portanto, esse é o momento de começar a rever os empreendimentos, analisar a viabilidade e se necessário e ainda possível, alterar os projetos para atender esse novo mercado que surgirá.

Para corroborar, trago uma frase do livro Princípios, escrito por Ray Dalio:

“Creio que o segredo para o sucesso esteja em saber lutar por um grande objetivo e em fracassar bem, isto é, ser capaz de experimentar fracassos dolorosos – fonte de grande aprendizado -, mas não um fracasso grande o suficiente para tirá-lo do jogo.”

Ray Dalio

Vamos todos fracassar de forma dolorosa, aprender com isso e, principalmente, não vamos sair do jogo!

Quer saber mais sobre compra e venda de imóveis? http://larissamatte.com/index.php/2019/10/18/consequencias-da-compra-de-um-imovel-sem-as-cautelas-necessarias/

Me acompanhe no IG https://www.instagram.com/larissa.matte/

Posts created 21

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top