Saiba as tendências de crescimento do mercado imobiliário

Tendências do mercado imobiliário para 2020 – posso ser beneficiado?

Os rumores de que o mercado imobiliário estará aquecido em 2020 estampa as capas de jornais e mídias na internet. Pois bem. Mas como posso analisar se isso é verdade e se posso ser beneficiado?

Primeiro ponto – taxa Selic: essa é a taxa de juros básica da economia nacional. Ela influencia todas as outras taxas de juros do país, como as taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Entendido isso, vejamos o que ocorre quando ela cai ou quando ela sobe.

Quando a taxa SELIC está alta, os consumidores tendem a comprar menos, pois a taxa dos juros do cartão de crédito, dos empréstimos e financiamentos fica mais alta.

Isso faz com que a negociação dos imóveis seja menor, já que as pessoas precisam uma renda maior para que o financiamento nos bancos seja aprovado.

Quando a taxa SELIC cai, consequentemente os juros dos bancos, cartões e demais ativos, também ficam mais baixos. Isso estimula o consumo das pessoas e movimenta todo o mercado nacional.

A queda da Selic é um indicativo de que vai ter mais dinheiro rodando.

Ok Larissa, entendi. Mas o que muda esse ano?

Atualmente vivemos um cenário de queda na taxa Selic. Ela nunca esteve tão baixa.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Banco Central, em janeiro de 2003 a taxa SELIC estava 26,36% a.a.. Em janeiro de 2016 estava 14,15% a.a. e agora, no mesmo mês de 2020, está  4,5% a.a.!

Os economistas afirmam que é a menor taxa já vista na história do Brasil! Todos os consumidores são afetados positivamente pela baixa da Selic, já que há mais consumo, mais construções, mais ofertas de trabalho..

Porém, vamos nos restringir e analisar os grupos de consumidores do mercado imobiliário, para ver o que este cenário trará de benefícios para cada grupo.

Grupo de investidores – aquele pessoal que é mais conservador e que gosta de rendimentos garantidos, tenderá a investir em imóveis. Com a taxa de juros mais baixa, os investimentos de renda fixa não compensam mais tanto.

Consumidores que buscam o primeiro imóvel – com a taxa de juros baixa, os créditos imobiliários estarão disponíveis para uma gama maior de pessoas. As pessoas que antes não conseguiam a aprovação dos financiamentos e empréstimos por comprometer muito da sua renda poderão aproveitar a fase para sair do aluguel.

Quem quer mudar para um imóvel melhor – aqueles consumidores que já possuem um imóvel, mas querem mudar para outro, de um padrão maior, também poderão aproveitar para fazer a troca, já que o mercado imobiliário estará aquecido. De acordo com profissionais do mercado, os imóveis de até R$ 700.000,00 são uma boa pedida, mesmo que negociados com financiamentos imobiliários.

Dito isto, agora que já sabemos que o mercado imobiliário realmente estará aquecido nos próximos anos, deixarei 03 dicas para que você aproveite esse “boom” e faça bons negócios:

Primeiro – seja CAUTELOSO! Analise a documentação do comprador/vendedor e do imóvel. Existem documentos básicos para saber se a compra estará segura. Se você quiser saber mais sobre a cautela na compra de imóveis, leia este conteúdo. Se ainda ficar com dúvidas, mande uma mensagem!

Segundo – busque um corretor de confiança! Hoje em dia existe muita concorrência em todas as áreas. O que vai determinar se o profissional é bom ou não, é a quantidade de informações que ele te passará acerca da negociação.

Um bom corretor busca saber as tuas necessidades e deve te mostrar a melhor opção do mercado, que atenda às tuas expectativas.

Terceiro – leia atentamente o contrato preliminar. O corretor de imóveis deve fazer um contrato para “amarrar o negócio”. Neste contrato todos os detalhes e as minúcias que a sua negociação envolve devem estar especificados.

Lembre-se: a negociação de um imóvel envolve diversos fatores e é única. Não existe um contrato na internet que envolva as peculiaridades para o SEU caso!

Desejo que em 2020 você realize o seu sonho/investimento da melhor maneira possível. Aproveite essa onda do mercado imobiliário com cuidado e cautela!

Gostou do meu conteúdo? Compartilhe!

Até a próxima!!!

Posts created 21

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top