Consequências da compra de um imóvel sem as cautelas necessárias

As negociações de imóveis sempre terão riscos, mas algumas cautelas poderão ser tomadas para evitar prejuízos.

As consequências da compra de um imóvel sem as cautelas necessárias podem ser desastrosas, como a perda da propriedade e de todo o investimento ali já feito. Mas se você tomar as providências necessárias, terá grande chance de não sair no prejuízo. Veja como!

Apesar da certeza de que a atividade de negociação de imóveis sempre envolverá riscos, vários cuidados devem ser tomados por parte do comprador, a fim de que esses riscos sejam diminuídos e, consequentemente, se evite um prejuízo.

Sabe-se que a presunção da propriedade no Brasil é relativa. Mas o que isso quer dizer? Significa dizer que, mesmo que o seu imóvel esteja registrado em seu nome no Cartório de Imóveis, pode haver a impugnação dessa propriedade a qualquer tempo e por qualquer pessoa.

Nesse sentido, vejamos: se um negócio foi feito com uma procuração falsa, por exemplo, a pessoa lesada no seu direito buscará a anulação da venda do imóvel. Essa anulação poderá ser concedida mesmo se o comprador, no momento da compra, não soubesse dessa fraude.

Outra situação diz respeito à fraude contra credores: se o vendedor tiver uma dívida que está sendo cobrada dele, mesmo que não tenha penhora ou qualquer pendência na matrícula do imóvel, essa compra e venda também poderá será nula, caso o comprador não comprove que tomou as devidas cautelas ao adquirir aquele imóvel.  

Ás vezes a economia de uma vida toda pode ir por água abaixo, por não terem sido tomados os cuidados necessários na hora da aquisição.

Pois bem, mas como evitar essas situações?

Cumpre esclarecer que o direito visa resguardar aquele que se preocupou com o negócio e tomou as devidas providências. Então, se o comprador tomou as cautelas necessárias, caberá a ele, em uma ação que busque a anulação do negócio provar que usou da boa-fé e agiu preventivamente.

Caso contrário, o juiz poderá anular o negócio jurídico com base na negligência do comprador, que precisaria buscar conhecer, através das certidões e documentos, a real situação do vendedor e do imóvel.

Por isso, busque um profissional habilitado para confiá-lo a realização dessa negociação. Existem documentos e certidões, tanto do vendedor quanto do imóvel, que devem ser extraídas para evitar esses prejuízos ao comprador.

Tomar cuidados na negociação demonstram que você teve boa-fé na negociação!

Leia mais: http://larissamatte.com/

Posts created 21

8 thoughts on “Consequências da compra de um imóvel sem as cautelas necessárias

  1. Dr. Boa tarde e quando a gente vende um imóvel e o comprador está usanão a Justiça para .não pagar e quando paga; paga em juízo
    Eu gostaria de passar um processo meu de um imóvel para a senhora.
    Meu email. acaipara91@Gmail.com
    Meu nome é Cláudio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top